Novo espaço de convivência do Programa Pertencer é inaugurado

Na última quinta-feira (06/11), foi inaugurado no Campus USP Leste o novo espaço de convivência do Programa Pertencer, iniciativa da Reitoria da USP em parceria com a Prefeitura do Campus. A cerimônia teve início às 10h e foi marcada por um clima de alegria, mesmo sob o céu nublado.

Estiveram presentes o Reitor da USP, Prof. Carlos Gilberto Carlotti Júnior, o Prefeito e a Vice-Prefeita do Campus, Prof. Dib Karam Junior e Profa. Isabel Italiano, o chefe de gabinete da Reitoria, Prof. Arlindo Philippi, o coordenador do Programa Pertencer, Prof. Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizaki, o Diretor e a Vice-Diretora da EACH, Prof. Ricardo Ricci Uvinha e Profa. Fabiana de Sant’Anna Evangelista, o administrador Sr. Marcos André de Almeida Santos, além de docentes, estudantes e funcionários da unidade e convidados externos.

Da direita para a esquerda: Prefeito Dib Karam, Vice-prefeita Isabel Italiano, Reitor Gilberto Carlotti Jr., Diretor Riccardo Uvinha, Vice-diretora Fabiana Evangelista, chefe de gabinete da Reitoria Arlindo Philippi,
coordenador do Programa Pertencer Hugo Yoshizaki e o administrador Sr. Marcos André durante os discursos de inauguração. Reprodução: Prefeitura USP Leste.

O Programa Pertencer tem o propósito de criar espaços de convivência que estimulem a integração e o bem-estar da comunidade universitária e do público externo. Cada campus da USP implementou um projeto próprio, adaptado às suas características.
No Campus Leste, o novo espaço conta com áreas cobertas por arcos coloridos nas três cores oficiais da USP. Já estão disponíveis cadeiras e bancos, e novos mobiliários já foram adquiridos e serão incorporados em breve. A instalação dos pontos de iluminação também está em andamento e vai garantir mais conforto e segurança aos usuários.

O projeto paisagístico, em desenvolvimento, coordenado pela Profa. Tânia Viel em parceria com a Profa. Isabel Italiano, tornará o ambiente mais acolhedor e harmonioso. Alunos do campus também participam do processo paisagístico, aplicando na prática os conhecimentos adquiridos durante a graduação.
Outro destaque é o trabalho coordenado pelo Prof. Antonio Carlos Sarti que, com a participação de alunos do curso de Lazer e Turismo, estão reaproveitando árvores já caídas para a confecção de bancos, floreiras e mesas, ressignificando sua função. A iniciativa promove sustentabilidade e aproveitamento de materiais e inclui a instalação de sinos de vento para adornar o espaço.

Vista do novo espaço de convivência. Fonte: Prefeitura USP Leste.

Em entrevista ao Jornal da USP, o Prefeito do Campus, professor Dib Karam Junior, explicou: “A proposta deste espaço está totalmente voltada à inclusão e ao pertencimento, transformando uma área antes árida e desocupada em um local de convivência para toda a comunidade. Além de um ambiente de permanência, os usuários agora têm novas opções de caminhos mais naturais para circular entre os prédios, com rotas diretas para os principais acessos.”

Prof. Isabel Italiano e Prof. Dib Karam Jr. explicando ao Reitor
sobre o projeto paisagístico, iluminação e mobiliário.

A nova área conecta pontos importantes do campus, como a Portaria de acesso à CPTM, o edifício I1 (Titanic), o Ciclo Básico, as quadras poliesportivas e o ginásio, contribuindo para uma circulação mais fluida e integrada.
O projeto da nova área foi realizado pelo arquiteto Eduardo Telles, da empresa Onze Arquitetura.
A Prefeitura do Campus Leste agradece, especialmente, o empenho do administrador Sr. Marcos André de Almeida Santos, que acompanhou todo o desenvolvimento do projeto, com dedicação e competência!

Prof. Dib Karam Jr., administrador Marcos André e Eduardo Telles. Reprodução: Prefeitura USP Leste.

Reitor Gilberto Carlotti e Marcos André. Reprodução: Prefeitura USP Leste.

Ricardo Uvinha, Fabiana Evangelista, Isabel Italiano, Dib Karam Jr., Gilberto Calotti Jr. e Arlindo Philippi. Reprodução: Prefeitura USP Leste.

Veja também as matérias relacionadas:
JORNAL DA USP
EACH