A Prefeitura do Campus oferece novas esteiras e pufes para a “prainha”

No clima de volta às aulas, a Prefeitura do Campus USP Leste confeccionou novos aparatos para dar maior comodidade à área de convivência conhecida como “prainha”, local preferido dos estudantes para relaxar entre as aulas

Espaço de convivência conhecido como “prainha”

Para receber os estudantes, foram confeccionadas novas esteiras e pufes de espuma de poliuretano, tudo revestido com capas de tecido, fáceis de retirar e lavar.  As esteiras foram confeccionadas a partir de tatames de EVA, que eram usados no ginásio.

A história destes tatames não é nova. Desde meados de 2003, eles fizeram parte de um espaço de treino de Aikido – arte marcial japonesa – administrado pela Prof. Dra, Helene Mariko Ueno, docente da EACH. Em 2016, chegaram ao ginásio do campus, como uma doação, para um projeto de extensão do Aikido iniciado pela Profa. Helene.

Como este material está sendo substituído no ginásio, seria descartado. Porém, em contato com a Prefeitura, a servidora do ginásio, Augusta, ofereceu tatames, colchonetes e um enorme colchão de espuma.

A ideia de doar os materiais surgiu a partir dos próprios funcionários do ginásio (Charles, Jaqueline e Augusta), que viram potencial de reaproveitamento em outros locais do campus.

Helene Mariko Ueno, docente da EACH
Da esquerda para a direita: Augusta,
Jaqueline Neiva e Charles Augusto
Fernandes, funcionários do Ginásio

Com a doação, a vice-prefeita Isabel Italiano organizou, então, o tratamento do material e, junto com a servidora da EACH, Lucimara Vianna e o estagiário da Prefeitura, Gabriel Oliveira, foi feita a confecção das novas esteiras e pufes.

Preparação e higienização dos colchonetes e tatames, e confecção das capas

O cuidado com o meio-ambiente é prioridade no campus, e a reutilização de materiais é uma pauta comum na comunidade. Segundo a professora Helene: “[…] eu fico bem contente de fazer o uso até o fim do ciclo de vida (dos tatames), o EVA é um material que desgasta, mas não acaba, não degrada rapidamente”. A professora ainda destaca que a prática do aikidô no campus é livre para o público e ocorre todas as terças e quintas-feiras partindo do meio-dia.

esteiras prontas para uso
pufes prontos para uso

Para além dos tatames e pufes será disponibilizado, ainda, um tablado com lona protetora para o armazenamento após o uso, visando a melhor conservação dos aparatos.

A iniciativa da Prefeitura USP Leste visa tanto o bem-estar dos estudantes, com a prainha ganhando novos materiais, como o compromisso da USP Sustentável, cuidando do meio ambiente. Novas propostas como esta estão a caminho.

Importante agradecermos o apoio EACH pela parceria, para que possamos tornar nosso campus cada dia melhor.